Selo Alcatra

 

Este selo foi criado para identificar o Estabelecimento que serve ou oferece o legítimo Prato Tipico de Ponta Grossa, dentro dos padrões que a lei estabelece.

Em 2009 atravéz do projeto de lei n. 290 que posteriormente se tornou a Lei Municipal n. 10.200, ficou instituído em caráter oficial o“ALCATRA NO ESPETO” e seus acompanhamentos como Prato Típico do Município de Ponta Grossa, Estado do Paraná.

 

O SELO: Na parte superior, a cor azul de fundo simboliza o céu, logo abaixo uma singela homenagem ao caminho dos tropeiros.

Na parte inferior, a faixa verde simboliza os campos gerais, em cima da faixa as araucárias simbolizam a árvore típica dos campos gerais, ao lado delas a taça do Parque Vila Velha e junto da taça uma pedra simbolizando as rochas do Parque Vila Velha e ao fundo o laranja e o amarelo simbolizam o sol.

E ocupando a maior parte do selo, o corte completo do ALCATRA NO ESPETO, o qual é composto em única peça pela maminha, o mignon, o alcatra e a picanha. 

Todo estabelecimento gastronômico que deseja servir o Prato Típico de Ponta Grossa deve solicitar ao SHRBSCG (sindicato de Hoteis, bares, restaurantes e similares dos

campos gerais) uma avaliação da comissão que foi formada para esta finalidade, após avaliação se o estabelecimento estiver dentro dos padrões estabelecidos pela lei,  poderá adquirir a liberação para utilização do selo.

É OBRIGATÓRIO A CARNE SER SERVIDA NO ESPETO E FIXA EM UMA PEDRA COM SEUS ACOMPANHAMENTOS, DIRETAMENTE NA MESA DO CLIENTE. O PRATO TÍPICO DE PONTA GROSSA, TEM 1 ÚNICO TÍTULO “ALCATRA NO ESPETO”.DENUNCIE O ESTABELECIMENTO QUE OFERECE OU SERVE O PRATO TIPICO DE PONTA GROSSA COM OUTRO TITULO OU FORA DOS PADRÕES QUE A LEI ESTABELECE.
Share